Temporal previsto para o Rio pode atingir nível muito forte

Justiça absolve PMs envolvidos em caso de mulher arrastada por viatura

O Meio Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) emitiu um aviso de chuvas fortes para esta quinta-feira (21) em todo estado, e alerta que a previsão é de que os temporais possam atingir o nível “muito poderoso” na sexta-feira (22).

A intensidade da chuva pode fazer com que os acumulados superem os 200 milímetros em 24 horas, volume que pode suscitar grandes transtornos à mobilidade, quedas de vontade, enchentes e deslizamentos, informa o núcleo.

Para se ter uma teoria do que essa quantidade significa, é preciso confrontar que cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de chuva por metro quadro de superfície em uma localidade. Portanto, 200 milímetros em 24 horas são 200 litros de chuva de chuva caindo em cada quadro de uma localidade no pausa de somente um dia.

A chegada de uma frente fria deve suscitar índices pluviométricos de que cheguem a 49,9 milímetros por hora já nas próximas horas, e ultrapassando os 50 milímetros por hora na madrugada de sexta.

O temporal deve ser escoltado de raios e rajadas de ventos moderados a fortes.

O governo do estado anunciou nesta manhã que vai vergar o efetivo de militares de serviço no Corpo de Bombeiros já a partir desta quinta-feira (21), nas áreas onde há maior verosimilhança de inundações, alagamentos, deslizamentos e desabamentos: as regiões Serrana, Sul, Setentrião/Noroeste e Baixada Fluminense.

“Nessas localidades, os comandantes vão permanecer aquartelados, de prontidão junto com a tropa, para pronta resposta a possíveis ocorrências”. 

Alerta de risco 

O Instituto Pátrio de Meteorologia (Inmet) já havia alertado na quarta-feira para uma situação de grande risco no estado do Rio de Janeiro e periferia na próxima sexta-feira.

O alerta do Inmet se prolonga até o domingo (24) e prevê  chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, além de ventos superiores a 100 km/h.

O instituto orienta a população a desligar aparelhos elétricos e quadro universal de vontade durante a enxurrada, além de colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Outrossim, é preciso procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.

Temporal começa hoje

O serviço municipal de meteorologia da capital fluminense, Alerta Rio, vê um risco muito superior de o temporal atingir a cidade do Rio. Segundo o Alerta Rio, a previsão de temporal começa às 18h de hoje (21) e vai até 12h de domingo (24).

A cidade do Rio de Janeiro deve ser afetada por chuva poderoso e rajadas de vento de até 76 km/h, e o amontoado de chuva também pode passar de 200 milímetros em 24 horas.

Natividade: Filial Brasil